Qual a diferença entre drink e cocktail?

Última atualização: 16:43

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Vinicius Gomes, consultor de bar do High Line, explica

Novas opções de bebidas surgem a todo o momento e com elas combinações ainda mais inusitadas: frutas, molhos, especiarias, etc. Mas como saber se a mistura resultou em um drink ou em um cocktail? A nomenclatura correta dada à bebida depende, sim, de sua composição, como explica o bartender responsável pela carta de bebidas do High Line Bar, Vinícius Gomes:

“Drink é qualquer mistura de dois ou mais ingredientes, sendo que, por regra, um deve ser alcoólico. Já o cocktail é um grupo de drinks, assim como os sours, fizzes, entre outros. Para ser considerado um cocktail, é preciso seguir a estrutura com três pilares: base alcoólica; o bitter, que na maioria das vezes se utiliza Angoustura; e dulçor, quase sempre torrão de açúcar”.

Um cocktail clássico é o Old Fashioned, que leva Whiskey americano, torrão de açúcar e Angoustura Bitter, ou seja, “bebida alcoólica com o acréscimo do açúcar para dar um leve dulçor à bebida e seguir a estrutura”, explica o barman. E, em relação ao drink, muitos se tornaram populares ao redor do mundo. “Como o Moscow Mule, por exemplo, que leva vodka, limão e ginger beer, ou espuma de gengibre em versões mais atuais. Ou até o Dry Martini com gim, vermute e azeitonas”, conta Gomes.

As técnicas para o preparo das bebidas também são diferentes. Cocktails devem ser mexidos, seja direto no copo ou mixing glass. Já os drinks podem ser batidos em coqueteleiras, mexidos com uma colher bailarina para misturar ingredientes, ou montados, quando a bebida é feita diretamente no copo que será servido, acrescentando os ingredientes em ordem. “Mas existem diversas outras técnicas também utilizadas no preparo de drinks, como rolagem, swizzle, entre outras. Dependendo sempre do formato e composição da bebida a ser preparada”, finaliza Vinícius.

No High Line Bar é possível encontrar as versões clássicas de drinks, releituras e até mesmo opções autorais. Além de uma carta com bebidas feitas apenas com gim.

Serviço:

Endereço: Rua Girassol, 144 – Vila Madalena – São Paulo

Telefone: 11.3032.2934 ou (11) 99957-6571

Email para reservas: reservas@highlinebar.com.br

Horário de funcionamento: Terça e quarta-feira, das 18h às 02h

Quinta-feira, das 18h às 03h

Sexta-feira, das 18h às 05h

Sábado, das 15h às 05h

Domingo, das 16h à 0h

Sobre o High Line Bar

O High Line promete ser mais um ponto turístico na Vila Madalena. Instalado em um dos pontos mais altos do bairro, na Rua Girassol, o complexo de arte, música, gastronomia e alta coquetelaria foi inspirado no famoso p arque suspenso de New York, de mesmo nome. Com objetivo de recepcionar seus clientes todos os dias, o local conta com quatro ambientes: deck, bar, lounge e rooftop. Para isso, o High Line tem sofisticados cardápios de pratos quentes, petiscos de bar e coquetelaria.


Expediente - Quem Somos - Nossa Marca - Política de Privacidade - Colabore - Publicidade - Fale Conosco - Widget
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×