Espetáculo “AI-5: uma reconstituição cênica” @ Teatro Arthur Azevedo

 

Sinopse

Numa estética documental, reconstituímos a noite de 13 de dezembro de 1968, em que o Conselho de Segurança Nacional se reúne com o presidente Gal. Arthur da Costa e Silva para votar a aprovação da proposta de Ato Institucional número 5. Sua já antecipada aprovação dará início à fase mais sangrenta do regime ditatorial civil-militar brasileiro, deixando feridas abertas que podem ser sentidas e vistas em nossas política e vida pública ainda hoje. O espetáculo se utiliza das gravações originais das falas dos ministros presentes, bem como traça paralelos contundentes com a contemporaneidade.  

Sobre o projeto

O Coletivo Ato de Resistência: a Política em Cena nasce em 2016, dos estudos do diretor Paulo Maeda acerca do tema da ditadura civil-militar brasileira e de suas remanescências na vida pública contemporânea. Ao deparar-se com a ata da reunião do 43º Conselho de Segurança Nacional, na qual se discutiu a implementação do Ato Institucional número 5 que, dentre outros, fechava o congresso, implementava a censura prévia dos meios culturais e explicitamente institucionalizava a tortura, surgiu a ideia de reunir diversos artistas engajados, que aceitassem o desafio de encarnar as figuras que lançaram o país na fase mais sombria de sua fase mais sombria. Foram convocados artistas independentes e de diversos coletivos da cidade de São Paulo, dentre uma rede de contatos via cursos de atores, técnicos e universitários, bem como o Programa Vocacional de formação de coletivos descentralizados na cidade. Reunidos os primeiros 23 intérpretes, realizou-se a temporada de estreia do espetáculo AI-5: Uma Reconstituição Cênica no segundo semestre de 2016, no espaço Habitat Cultural, no bairro Jardim São Paulo, Zona Norte. No ano seguinte, entre março e abril de 2017, iniciou-se a segunda temporada no espaço cultural Casarão do Belvedere, no bairro da Bela Vista, realizou-se a segunda temporada do AI5. Em 2018, com o cinquentenário da reunião que serviu de mote e disparador, iniciou-se a terceira temporada, de abril a outubro, novamente no casarão do Belvedere, e de outubro até dezembro, no Espaço Redimunho, no Anhangabaú.

Também surgiram ações paralelas ao espetáculo com o Ciclo de Leituras Dramáticas: A Política em Cena, que constituiu-se em treze leituras, apresentadas no Casarão do Belvedere e no espaço Alvenaria, na Barra Funda. Foram realizadas apresentações extras e gratuitas para estudantes secundaristas, e duas apresentações especiais no teatro do Memorial da Resistência, importante espaço de memória e de luta. Culminou-se a temporada numa satiricamente comemorativa apresentação no dia 13 de dezembro, “aniversário” da aprovação do ato, com lembranças e parceiros de toda a trajetória do espetáculo colocadas em revista na cena.

Em 2019, o Coletivo Ato de Resistência: A Política em Cena segue para mais duas temporadas, uma retornando ao espaço Redimunho e outra no Teatro Arthur Azevedo, Mooca.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude-nos a manter nosso conteúdo gratuito

O dinheiro que recebemos quando mostramos anúncios nos ajuda a produzir conteúdo e levar informação confiável para você