A Ilha de Man é um reino marítimo onde as maravilhas da costa e do campo, do mar e da costa se encontram em questão de minutos. Situado entre a Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales é onde você encontrará a Ilha de Man. É um local repleto de cores, contrastes e carácter, onde as paisagens são talhadas a partir da imaginação e a história é rica.
História
A Ilha de Man faz parte do conjunto geográfico das Ilhas Britânicas, que é um arquipélago do noroeste da Europa. Situa-se no meio do mar da Irlanda, aproximadamente equidistante do oeste da Inglaterra, do sul da Escócia e do leste da Irlanda do Norte. Tem cerca de 48 km de comprimento e entre 13 e 24 km de largura, com uma área de 572 km².
As duas áreas montanhosas são divididas por um vale central. O extremo norte da ilha é excepcionalmente plano. O ponto mais alto, o Snaefell, localiza-se na zona norte e atinge os 621 m.
O clima é temperado marítimo do tipo Cfb, com verões moderadamente quentes e mais secos e invernos suaves e mais húmidos. A precipitação anual, abundante, varia entre 1900 mm no Snaefell e os 800 mm noutras áreas.
A população é de 80 058 habitantes (censo interino de 2006), o que dá uma densidade de 140 pessoas por km². Menos de metade (47,6%) da população actual nasceu na ilha.
Cultura
A cultura da Ilha de Man é fortemente influenciada pelas suas origens célticas e nórdicas. Tem uma língua própria, manx ou manês, que é cooficial com o inglês.
A ilha é uma das nações célticas modernas e está integrada na Liga Céltica.
Tem como religião oficial o Anglicanismo, com a fusão de elementos católicos e calvinista.
Info