Testes gratuitos de Hepatite B e C são realizados em São Paulo

Última atualização: 17:59

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Campanha do Dia Mundial de Combate às Hepatites oferecerá à população testagem rápida, triagem, atendimento médico, orientação e acompanhamento para tratamento 

Evento acontecerá em dois dias no Parque do Ibirapuera e Allianz Parque 

O Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, comemorado anualmente em 28 de julho, chama atenção para a importância do diagnóstico da Hepatite B e C, esta última considerada a mais perigosa entre as hepatites.

Com este objetivo, serão realizados eventos de testagem rápida e gratuita, em São Paulo:

  • No dia 27/7 (sábado), promovido pela Sociedade Brasileira de Hepatologia, no Allianz Parque, durante o jogo Palmeiras x Vasco, no Campeonato Brasileiro, das 14h às 18h30.
  • E dia 28/07 (domingo), promovido pela Associação Paulista para Estudo do Fígado (APEF), no Parque Ibirapuera, das 8h às 17 horas.

Especialistas e profissionais da área da saúde estarão atendendo a comunidade e realizando exames com resultados em poucos minutos, além de triagem, atendimento médico e orientações sobre as doenças.

Pessoas com resultado positivo (reagente) para a Hepatite B ou C serão encaminhadas instantaneamente a centros de referência em hepatologia para exames complementares. A ONG Grupo Esperança acompanhará os pacientes positivos da Arena Allianz a ABPH acompanhará os pacientes positivos do Parque do Ibirapuera. No domingo, será possível realizar também o exame de elastografia hepática por Fibroscan, que avalia o grau de rigidez do fígado sem invasão do corpo humano, nos casos necessários.

Os eventos contam com o apoio da Gilead Sciences – biofarmacêutica que tem a Hepatite C como uma de suas principais áreas terapêuticas de pesquisa e desenvolvimento.

As doenças

A Hepatite B é causada pela infecção de um vírus, o HBV, que pode causar grave dano hepático, cirrose e câncer no fígado e ainda levar à morte quando não controlado adequadamente. Existe uma vacina indicada para adultos ou crianças, em 3 doses, e está disponível no Sistema Único de Saúde. Embora ainda não exista cura para a hepatite B crônica, existe tratamento que reduz o risco de complicações e diminui a possibilidade de transmissão.

Já a Hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Estima-se que no Brasil existam 700 mil portadores e grande parte desconhece o diagnóstico, especialmente em pessoas com mais de 40 anos. Esta é a maior causa de cirrose, câncer e transplantes de fígado no mundo. Porém, é o único tipo que é completamente curável através de tratamentos medicamentosos de última geração. Para saber mais sobre a Hepatite C, acesse o portal ‘Hepatite C Fala com Você’(www.hepatitecfalacomvoce.com.br).

O Brasil e a Organização Mundial de Saúde possuem planos de eliminar a hepatite B e C como problema de saúde pública até 2030. 

Serviço:

Testagem contra HCV – Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

Onde: Allianz Parque – Jogo Palmeiras x Vasco

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca, São Paulo – SP

Quando: 27/07/2019 – sábado

Horário: 14h às 18h30

Onde: Arena de Ferro do Parque Ibirapuera

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca, São Paulo – SP

Quando: 28/07/2019 – domingo

Horário: 8h às 17 horas


Expediente - Quem Somos - Nossa Marca - Política de Privacidade - Colabore - Publicidade - Fale Conosco - Widget
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×