Segurança cibernética – hora de repensar a ameaça interna

Quando ouvimos a palavra ameaça interna, os pensamentos muitas vezes vão para funcionários insatisfeitos, espionagem e peculato. Mas para se proteger contra a ameaça interna, você precisa pensar de forma mais ampla do que isso. Na verdade, cada funcionário é uma vulnerabilidade potencial. Desde aqueles que realmente querem causar danos até aqueles que digitaram acidentalmente o endereço de e-mail errado e enviaram informações confidenciais da empresa para o destinatário errado ou responderam descuidadamente a uma mensagem de phishing.

Evite a perda de dados por e-mail
Um gateway de segurança de e-mail tradicional é projetado principalmente para verificar e-mails recebidos para detectar e bloquear malware e outras ameaças. Mas as plataformas de segurança modernas e com múltiplas capacidades também incluem recursos DLP que verificam e-mails recebidos e enviados.

Ao contrário da verificação de e-mails recebidos, os e-mails enviados são verificados não apenas em busca de malware, mas também de dados protegidos que não devem ser compartilhados com ninguém fora da empresa. Por padrão, essas soluções podem detectar dados comuns, como números de segurança social, contas bancárias e números de roteamento, além de outras informações de identificação pessoal.

Além disso, os administradores podem adicionar parâmetros personalizados e detalhados para proteção DLP, incluindo palavras-chave e tipos de arquivo. Uma solução DLP forte pode reduzir drasticamente a vulnerabilidade de uma organização a incidentes de segurança causados ​​por emails mal endereçados, inclusão inadvertida de dados protegidos e espionagem corporativa.

Segurança interna de e-mail
As soluções tradicionais de segurança de e-mail não verificam o tráfego interno de e-mail, ou seja, e-mails de um funcionário para outro. No entanto, os ataques internos são frequentemente iniciados por roubo de contas e ataques de identidade que levam ao phishing através de e-mail interno. Para evitar este tipo de ataque, as plataformas de segurança modernas incluem capacidades avançadas de detecção baseadas em IA que monitorizam todo o tráfego, incluindo e-mails internos, e têm a capacidade de detectar phishing e outras comunicações anormais.

Educação – aumentar a conscientização sobre segurança
A maior redução em incidentes de segurança é alcançada eliminando erros do usuário. E embora a eliminação total de erros seja uma meta irrealista, os programas modernos de treinamento de conscientização em segurança podem produzir melhorias drásticas.

Um programa de treinamento de conscientização de segurança bem-sucedido deve incluir:

  • Uso regular de campanhas simuladas de phishing direcionadas a todos os usuários
  • Gamificação e reforço positivo (em vez de punitivo) que aumenta a aceitação do usuário
  • Modelos de phishing atualizados que simulam as ameaças de segurança mais recentes
  • Treinamento multivetorial que inclui ataques de e-mail, texto e phishing

Backup de dados
Uma solução de backup moderna pode fazer uma grande diferença no caso de uma sabotagem digital interna. Seja causado por um funcionário insatisfeito, uma exclusão acidental de dados (ou servidores inteiros) ou de dados danificados por ransomware. Este último geralmente é iniciado por um usuário em resposta a um ataque de phishing.

Uma boa solução de backup deve permitir recuperar todos ou parte dos dados perdidos muito rapidamente. Ele também deve ser totalmente criptografado para evitar roubo de dados e, ao mesmo tempo, ocultar o fato de que se trata de um backup, para combater ataques de ransomware que tentam atacar especificamente o sistema de backup.

Barracuda Networks

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