
Legado. Essa palavra sintetiza o que Thaynara OG faz com seu evento beneficente, o “São João da Thay”. Em sua 7ª edição, ele reuniu uma multidão de 75 mil pessoas em seus dois dias, realizados nos dias 6 e 7 de junho no Espaço Reserva, no Shopping da Ilha, no Maranhão. Aberto ao público pela primeira vez, foram 30 mil pessoas no primeiro dia, e 45 mil no segundo, de acordo com a Polícia Militar. Tal marco consagra o evento, que já faz parte do calendário oficial da cidade, como uma das maiores festas de São João do Norte e Nordeste do país. Um grande festival de ritmos que traz nomes nacionais como Joelma, João Gomes, Márcia Fellipe e Pedro Sampaio, também enaltece às manifestações regionais como o Bumba-meu-boi em atrações como Boi Pirilampo, Boi de Morros, Boi Raízes do Maranhão, Boi Barrica e também à tradição do Cacuriá com Balaio de Rosassendo. Além do festival, também tem destaque sua veia beneficente: neste ano, todo o lucro será revertido para mais de 100 instituições apoiadas pelo Criança Esperança no Maranhão.
Foram mais de R$ 11 milhões que movimentaram a economia da cidade, além de mais de 3 mil empregos gerados direta e indiretamente para fazer essa grande festa acontecer e que impactou diretamente a rede hoteleira que chegou a uma ocupação de 95%. O São João da Thay 2025 também inovou ao trazer a maior estrutura de luz e LED já vista em um palco em São Luís, e quem deu força para que essas ações pudesse acontecer, além do Governo do Estado do Maranhão, foram as 19 marcas que fizeram parte dessa história, entre elas Vivo, O Boticário, Petite Jolie, Colcci, Meta, Salon Line e Itaipava.
Criado em 2017, o São João da Thay tomou uma proporção gigantesca por meio do incentivo de Preta Gil, que levou Thay à transformar seu São João de uma festa fechada para uma estrutura de festival. Por conta de seu apoio e pelo fato de ser madrinha dessa festa, Preta recebeu uma homenagem de Thaynara sobre esse sonho só ter sido possível pela visão da mesma do quanto a cultura do Maranhão poderia ser impactada com um movimento desse porte. Através da cantora Lucy Alves, que cantou a música de Preta “Sinais de Fogo”, o público pôde sentir a emoção e carinho de todos com a artista.
O sonho de Thaynara de ampliar a visibilidade do Maranhão e todas as suas opções de turismo se concretizou ao receber o título de embaixadora dos Lençóis Maranhenses no Luau de abertura pré evento, pelo prefeito de Barreirinhas, Marcos Vinicius. “Estamos desde 2016 trazendo diversos convidados para viver a experiência de conhecer os Lençóis e com o público que alcançamos, contribuímos com a repercussão da visibilidade desse parque ecológico reconhecido como patrimônio natural pela UNESCO. É um orgulho muito grande receber esse reconhecimento e termos a certeza do quanto nossas belezas naturais estão sendo mais conhecidas pelo Brasil”, comenta Thaynara OG.
Além da visita aos Lençóis Maranhenses, outra atividade que fez parte do percurso pré-festival foi levar os convidados para conhecerem a Comunidade de Marcelino, um assentamento federal que reúne artesãs que produzem bolsas de fibra de buriti, em que puderam conhecer o processo de tingimento das peças e de outros produtos que são grandes atrativos turísticos para o Maranhão.
“Nosso propósito é sempre conseguir propor a vivência dessa imersão à cultura do Maranhão. Esse é o diferencial do São João da Thay, para que essa festividade proporcione além do entretenimento, o insumo para que as pessoas saiam do Maranhão com a mentalidade transformada pelas belezas naturais, pelas tradições, e por ações como essas das artesãs, que criam mais atrativos para o turismo local”, comenta Bruno Lima, Diretor Geral do São João da Thay e empresário de Thaynara OG.
Entre os convidados para vivenciar essas experiências tiveram nomes como Nicole Bahls, Valesca Popozuda, Rita Batista, Regina Volpato, Fernando Campos e Pequena Loh, além de ex-BBBs como a vencedora da última edição Renata Saldanha, Eva Pacheco, Aline Patriarca, Vinicius Nascimento, entre outros.
Além da parceria com o Criança Esperança, outra ação social que contempla as atividades do São João da Thay foi a Academia de Vida, uma série de oficinas de formação para jovens que neste ano formou 80 alunos, com direção da apresentadora, comunicadora e empreendedora Ana Paula Xongani, que também idealizou projeto com Thay. A Academia realizou aulas de ilustração e criatividade, educação financeira, dança e atuação, além de comunicação, ministradas por Gabriel Sá, Tia Má, Nath Finanças e Camila Rocha, e também contemplou um Tour Ancestral — passeio guiado pelo centro histórico, conduzido pela pesquisadora Anita Machado.