Rússia e banida das Olimpíadas em 2021 e da Copa Mundo 2022

A proibição russa do esporte internacional por delitos de doping foi mantida pelo tribunal de arbitragem para o esporte – mas houve uma picada controversa quando sua sanção foi reduzida de quatro para dois anos. A decisão significa que as seleções russas serão impedidas não apenas das Olimpíadas de verão em Tóquio, mas também das Olimpíadas de Inverno de 2022 em Pequim e da Copa do Mundo de 2022 no Catar. A Rússia também não poderá hospedar eventos do campeonato mundial durante a suspensão.

A decisão foi bem recebida pela Agência Mundial Antidopagem (Wada), que abriu o caso contra a Rússia após considerá-la culpada de apagar e manipular deliberadamente dados de doping de atletas em seu laboratório de Moscou para encobrir o doping sistemático patrocinado pelo Estado. “Wada está satisfeito por ter vencido este caso histórico”, disse o presidente da Wada, Witold Bańka.

“O painel confirmou claramente nossas conclusões de que as autoridades russas manipularam os dados do Laboratório de Moscou de forma descarada e ilegal em um esforço para encobrir um esquema de doping institucionalizado. Diante da contínua resistência e negação da Rússia, provamos claramente nosso caso. Nesse sentido, esta decisão é um momento importante para o esporte limpo e atletas de todo o mundo. “Estamos, no entanto, decepcionados que o painel de Cas não endossou todas e cada uma de nossas consequências recomendadas para o período de quatro anos que solicitamos. Mas esse ainda é o conjunto de consequências mais forte já imposto a qualquer país por crimes relacionados ao doping.

Fonte: The Guardian fonte texto original 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude-nos a manter nosso conteúdo gratuito

O dinheiro que recebemos quando mostramos anúncios nos ajuda a produzir conteúdo e levar informação confiável para você