Plana convida para vivência especial do Mês das Mulheres no Quilombo da Fazenda, em Ubatuba (SP)

Última atualização: 15:58

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

 

No mês das mulheres, a Plana, agência com foco em turismo de experiência, preparou um presente especial para as viajantes: a próxima vivência cultural, que será realizada entre os dias 22 a 24 de março, no Quilombo da Fazenda, em Ubatuba (SP), será toda dedicada a elas.

Em tempos de discussão sobre empoderamento feminino e igualdade de gêneros, e o surgimento de movimentos como o #MeToo, que encorajou mulheres no mundo todo a denunciarem casos de abusos sexuais, é fundamental dar voz e conceder o poder de participação social às mulheres na sociedade. Diante desse contexto, a Plana preparou uma viagem de experiência só para o público feminino, com foco em entender o papel histórico das mulheres quilombolas na manutenção da comunidade e na preservação das tradições, saberes e sabores dessa cultura tão rica.

Para a empreendedora social e sócia da Plana Turismo de Experiência, Liliane Jacintho, a vivência especial de Dia das Mulheres tem dois objetivos principais: conhecer de perto a importância da mulher na história de resistência, nas lutas e conquistas da comunidade, e refletir sobre sororidade, que é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. “Nós conhecemos o quão potente são esses encontros e como proporcionar espaços para conexão e trocas entre nós mulheres pode ser realmente transformador”, destaca Liliane.

“Pensamos numa vivência somente para o público feminino para ampliar o espaço de fala, reconhecimento e de conexão entre mulheres de diferentes contextos e trajetórias de vida, mas que lutam e resistem por uma sociedade mais justa”, ressalta a sócia da Plana e empreendedora social Samanta Mazzolini.

Turismo de experiência

Em dois anos de atuação, a Plana já promoveu uma série de vivências, rodas de conversa e debates sobre a importância da preservação e da valorização das comunidades tradicionais. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turista do século 21 deseja “viajar para destinos onde mais do que visitar e contemplar seja possível também sentir, viver, emocionar-se e ser personagem de sua própria viagem”.

O objetivo das vivências é contribuir para a valorização e preservação da cultura local, além de promover o desenvolvimento de uma atividade econômica sustentável para a comunidade, proporcionando também aos viajantes a rica experiência de se conectar com novas pessoas, lugares e culturas.

Programação

A programação da vivência, também toda pensada pela Plana para homenagear as mulheres, é composta por uma série de atividades para conectar o viajante à cultura quilombola:

– Roda de conversa com a Dona Laura, liderança quilombola
– Oficina de artesanato com as mulheres do quilombo
– Roda de Jongo com o Grupo Ô de Casa
– Trilha guiada na Mata Atlântica
– Banho de cachoeira no Rio Fazenda
– Visita à Casa de Farinha comunitária
– Visita à Casa de Artesanato

Dona Laura, uma das lideranças do Quilombo da Fazenda, faz parte da família Braga, um dos três núcleos originais do quilombo. Durante a vivência, ela vai contar a sua história de resistência e luta para continuar vivendo na região dos seus antepassados e como ajudou a fundar a associação dos remanescentes do quilombo. No dia 15 de março, a comunidade vai receber o certificado de Turismo de Base Comunitária (TBC), o que vai contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo na região por parte dos próprios moradores locais.

As atividades ocorrerão nos dias 23 e 24/03, mas a chegada é prevista para a noite de sexta, 22/03, para a viajante otimizar o tempo e aproveitar melhor o final de semana.

A vivência inclui duas noites de hospedagem coletiva em casa familiar no Quilombo, as refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e todas as atividades da programação. O transporte não está incluso, mas a Plana incentiva as caronas colaborativas, uma forma mais econômica, sustentável e divertida de chegar até a vivência. As vagas são limitadas. E as crianças são muito bem-vindas.

História do Quilombo da Fazenda

Reconhecida como remanescente de quilombo no ano de 2005 pela Fundação Palmares, a comunidade do Quilombo da Fazenda é hoje formada por cerca de 40 famílias que ocupam o sertão e a praia da Fazenda, em Ubatuba (SP), no Parque Estadual da Serra do Mar.

O Bairro Sertão da Fazenda, onde fica a comunidade, fazia parte da antiga “Fazenda Picinguaba”, que remonta ao fim do século XIX. Com o falecimento da proprietária, Maria Alves de Paiva, em 1884, seu testamento declarava o desejo de libertação dos escravos, para que pudessem habitar certas áreas da fazenda. Em 1979, com a construção do trecho Ubatuba–Paraty da rodovia Rio–Santos, o quilombo foi anexado ao Parque Estadual da Serra do Mar.

Sobre a Plana

Fundada em 2017 pelas empreendedoras sociais Liliane Jacintho e Samanta Mazzolini, a Plana é uma agência com foco em turismo de experiência. O objetivo é fomentar a valorização cultural e a geração de renda nas comunidades tradicionais por meio do turismo de experiência.

Serviço:

Vivência no Quilombo da Fazenda, em Ubatuba (SP)

Data: 22 a 24 de março de 2019

Local: Quilombo da Fazenda, Picinguaba, Ubatuba (SP)

Investimento: R$ 450,00

Crianças de até 6 anos não pagam, e crianças entre 7 e 12 anos pagam meia.

Dúvidas e informações:

plana.consultoria@gmail.com

+55 11 95156–5571 tim/whatsapp — Liliane

+55 11 99316–4947 vivo/whatsapp — Samanta

Instagram: @plana.turismo

Facebook: www.facebook.com/planaturismodeexperiencia


Expediente - Quem Somos - Nossa Marca - Política de Privacidade - Colabore - Publicidade - Fale Conosco - Widget
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×