O Perigo dos Golpes digitais nesta pandemia

unsplash

Quando a pandemia chegou não sabíamos o que seria, das nossas vidas assim como nossa rotina diária de ir trabalhar, levar os filhos na escola, ir ao banco pagar as contas.

Com o isolamento causado pelo Covid-19, a maior parte da sociedade economicamente ativa estão em suas casas trabalhando via home-office. Isso gera um maior consumo de internet e consequentemente aumento no plano de gigas para clientes pessoa física. Todo este cenário evidencia uma preocupação maior na área de segurança digital. Nesse período  se nota o avanço de diversos crimes digitais e fraudes bancárias provocadas por grupo de ladrões digitais (Crackers – ladrões). Essas fraudes digitais são atualizadas conforme o tipo de vitima no Brasil. Os golpes digitais brasileiros feitos por criminosos hoje no Brasil são usados para roubar dados digitais e financeiros daqueles que buscaram ajuda ao auxilio emergencial por exemplo.

Esse tipo de golpe digital vem aumentando cada vez, mais são 156.692 crimes no Brasil, segundo os dados do próprio safernet.

Agora vamos demostrar como identificar um e-mail falso do Banco Caixa. Esse típico e-mail falso. Parece muito verdadeiro, mas vamos fazer uma avaliação sobre isso.

O Golpista sempre utiliza um endereço de e-mail totalmente diferente do original do Banco. Vale ressaltar que todos os bancos no Brasil e mundo, não enviam  um e-mail para você pedindo para atualizar sua senha e clicar no link. Para isso banco manda uma carta via correio, para que você possa se dirigir na agência, ter maiores esclarecimentos sobre nova diretriz do banco sobre as novas senhas. Na agência do seu banco, você será instruído pelo funcionário qual a senha que você utiliza, e como será modificada de 4 dígitos para 6 dígitos contendo agora número e letras.

E-mail mau redigido com muitos espaços, erros de português além de uma chamada muito importante alertando para usuário, atualizar seu cadastro. Para quem é leigo isso pode parecer um e-mail verdadeiro vindo do Banco da Caixa do Brasil ou outro. Mas e apenas um e-mail falso, criado para obter seus dados, e fraudar o Auxílio Emergencial e outros produtos ofertados pela instituição financeira.

Imagem acima remete aos objetivos dos golpistas digitais, obter seus dados. Quando a vítima clica nesse anexo, chamado atualização.html,  geralmente esses arquivos contém um formulário online, quando você preenche com seus dados automaticamente, isso em tempo real, o golpista já consegue seus dados financeiros. Com os dados em mãos ele consegue retirar seu auxílio emergencial ou ate mesmo limpar sua conta do banco em questão de minutos.

Vale ressaltar que o anexo, também pode conter vírus de computador anexado, como Phishing (Técnica de engenharia social para enganar usuário, e obter dados senha e login..) outro perigo são os vírus Ransomware que são utilizados para sequestro digital, pedindo resgate de seus dados e acesso do seu sistema bloqueado por esse vírus, maioria das vezes, ao abrir seu pc, aparecera uma mensagem dizendo para efetuar o pagamento via bitcoin moeda digital.

Para finalizar sempre desconfie de e-mails com essas características enviadas, para sua caixa de e-mail, sendo ela pessoal ou profissional (aquele e-mail da sua empresa). Não abra esse tipo de mensagem, nem clique em nada. Pois as consequências poderão ser devastadoras para você. Mantenha seu computador atualizado, um antivírus instalado e configurado. Lembre-se também de instalar o antivírus no seu celular, pois ele também são alvos, tal como um computador portátil de uso pessoal.

Obs: na dúvida entre em contato com seu banco, e reporte o corrido o mais rápido possível. Caso você já tenha sido vitima de estorçam virtual, faça um boletim de ocorrência em uma delegacia especializada em crimes digitais.

https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home

Sérgio Lima Junior

Consultor Independente de Ciber. Segurança Digital

 

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude-nos a manter nosso conteúdo gratuito

O dinheiro que recebemos quando mostramos anúncios nos ajuda a produzir conteúdo e levar informação confiável para você