Intercâmbio na Itália: Conheça os mitos e verdades da sua experiência na terra da bota

Itália é um país da Europa que é referência na gastronomia e na cultura ocidental. Com quase 60 milhões de habitantes, a “terra da bota” carrega alguns estereótipos que não condizem com todo o acervo cultural existente no país, que é muito rico em arte. Na cidade de Florença, por exemplo, tem obras-primas do Renascimento, como o “Davi”, de Michelangelo, e o Domo de Brunelleschi. Com toda a infinidade artística, estereotipar o país, como se só existisse massas, é um erro.

“É importante ressaltar que a educação superior na Itália é referência no mundo. Das 20 primeiras universidades fundadas da história, ainda mantêm as portas abertas, 10 estão na Itália, o que demonstra com propriedade as raízes da nação. Por outro lado, o país continua produzindo pesquisa e ensino de alto nível, inclusive um dos vencedores do prêmio Nobel de Física em 2021, por exemplo, desenvolveu toda sua trajetória acadêmica na Sapienza, nome oficial da prestigiosa Universidade de Roma. O intercâmbio no país é enriquecedor”, disse Alexandre Argenta, presidente da Belta – Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil.

Pensando em esclarecer e desmistificar informações sobre a Itália, a Belta lista mitos e verdades sobre o país europeu para quem deseja realizar intercâmbio:

01. Se cumprimentam com dois beijos

Verdade

Homens e mulheres se cumprimentam com dois beijos, começando pelo lado direito do rosto, ao contrário do que acontece no Brasil;

02. Comem massas todos os dias

Verdade

Massas compõem as comidas típicas da Itália e fazem parte de muitos pratos famosos e consumidos no país. De acordo com o jornal italiano La Repubblica, 9 a cada 10 italianos comem massa com frequência, e 1 a cada 3 pessoas come diariamente;
03. Os estabelecimentos fecham para almoço

Verdade

No país, existe o hábito de realizar longas pausas durante a hora do almoço. Estabelecimentos dos mais variados tipos praticam a chamada “chiusura pomeridiana”, ou seja, o fechamento temporário durante o horário de almoço;
04. Existe pizza de pepperoni no país

Mito

No Brasil, a pizza de pepperoni é preparada com salames secos. Dentro da língua italiana, a palavra “peperone” significa “pimentão” e, dessa forma, “peperoni” são, na verdade, “pimentões”. Se quiser comer o equivalente à pizza de peperoni brasileira na Itália, você poderá pedir uma “pizza alla diavola”, que possui praticamente os mesmos ingredientes;
05. Vinho é muito barato

Verdade

Por ter uma produção de vinho muito grande, a Itália vende a bebida por preços muito baixos. É claro que existem vinhos de alta qualidade que podem chegar a custar 200 euros por garrafa, mas os mais populares são baratos;
06. Não tomam banho todo dia

Mito

Muitos brasileiros dizem que os italianos, assim como os europeus em geral, não tomam banho todos os dias, mas isso não é verdade. Isso pode acontecer em época de inverno, por conta do suor e transpiração serem quase insignificantes, mas, em geral, essa é uma ideia totalmente errônea sobre o país;
07. Fumam muito

Verdade

Sim, italianos possuem o costume de fumar desde muito novos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde da Itália, a porcentagem de fumantes entre a população de 14 anos ou mais é de 18,4%, o que é uma taxa muito alta, especialmente se comparada à porcentagem de 9,5% de fumantes no Brasil.

Deseja fazer seu intercâmbio para a Itália ainda neste ano? Confira essas e outras informações no site da Belta e fale com uma das agências com o Selo Belta de qualidade. Saiba mais aqui!

Sobre a Belta
Criada há 30 anos, a Belta — Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio — tem como objetivo promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 35 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no Exterior. A Belta tem alguns prêmios acumulados, ao longo desses anos, entre eles: o prêmio internacional STM Awards, que é considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude-nos a manter nosso conteúdo gratuito

O dinheiro que recebemos quando mostramos anúncios nos ajuda a produzir conteúdo e levar informação confiável para você