
Teve início hoje, no Expo Center Norte, em São Paulo, a 39ª edição do Festival APAS SHOW, o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e a maior feira supermercadista do mundo. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades dos três níveis de governo, incluindo o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, além de lideranças empresariais nacionais e internacionais.
Com uma expectativa de movimentar até R$ 16,5 bilhões em negócios, um aumento de 7,8% em relação à edição anterior, o festival se consolida como uma das principais vitrines de inovação e geração de negócios do setor varejista mundial. A edição de 2025 reúne mais de 900 expositores, sendo 250 internacionais de 22 países, e deve atrair cerca de 150 mil visitantes, reforçando o posicionamento do evento como ponto de encontro estratégico para empresas de toda a cadeia produtiva.
“Estamos falando de um evento que transcende o universo supermercadista e impacta diretamente o setor de eventos, a indústria e o comércio da cidade de São Paulo. Ao todo, o festival impacta mais de 20 segmentos e emprega milhares de pessoas – desde a montagem até a desmontagem da operação. Não à toa, a APAS SHOW é um ativo estratégico para a economia nacional, e estamos trabalhando para que essa relevância venha acompanhada de uma experiência logística eficiente e segura”, destacou Carlos Correa, diretor geral da APAS.
Durante os quatro dias do circuito de negócios, o público poderá acompanhar lançamentos de produtos, soluções em tecnologia e inovação para o varejo, além de participar do Congresso de Gestão, que nesta edição traz o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”. Ao todo, mais de 130 palestrantes participarão de painéis simultâneos no evento. Entre eles, Luciano Huck, Ram Charam e Olegário Araújo.
Solenidade de Abertura
A solenidade de abertura foi conduzida por Carlos Correa, diretor geral da APAS, que ressaltou a relevância do evento como propulsor de negócios e uma grande vitrine para apresentar as principais tendências em inovação para o varejo no Brasil e no mundo. Já Erlon Ortega, presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), destacou os avanços regulatórios promovidos pela Prefeitura de São Paulo e reforçou o apelo do setor pela isenção do ICMS sobre a carne, tema recorrente nas pautas do varejo. “Temos aqui 50% do PIB do Estado e queremos participar de todas as decisões que norteiam São Paulo e o Brasil”, afirmou.