EuroTrip: Veja como organizar um roteiro incrível pela Europa

Que a Europa é o sonho de muitos brasileiros que desejam fazer um intercâmbio, isso já não é novidade para ninguém! Segundo a Pesquisa Selo Belta 2021, 45,6% dos estudantes que deixaram de realizar o intercâmbio por conta da pandemia querem realizá-lo em 2023. E agora que muitos voltaram a se planejar e buscar realizar o programa de intercâmbio no próximo ano, a famosa EuroTrip entra como uma das principais alternativas. O continente europeu reúne diversos países com belezas, tradições e histórias, e com a facilidade de locomoção e tantas alternativas, fica difícil escolher somente um país, por isso existe a famosa EuroTrip.

O que significa EuroTrip?

Eurotrip é a junção das palavras euro, do continente europeu, e trip, que significa “viagem”, em inglês. Esse termo dá nome às viagens que os brasileiros fazem para a Europa, seja para um único país, seja para vários deles, já que a proximidade de suas fronteiras e sua diversidade cultural são irresistíveis.

“O bom planejamento é indispensável, principalmente quando o desejo é de conhecer vários países em uma mesma viagem, considerando a quantidade de dias que se quer ficar em solo europeu, se vai sozinho, com família ou amigos, as prioridades e o cronograma da viagem. E é para corroborar com a qualidade do intercâmbio que o nosso objetivo continua sendo trabalhar com responsabilidade e assegurar toda e qualquer pessoa sobre os serviços de agências que passam por nossa periódica análise”, disse Alexandre Argenta, presidente da Belta – Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil.

Pensando nisso, a Belta (Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil) dá algumas dicas para realizar com segurança a sua EuroTrip:

  • Tipos de viagem

Definir o modo da viagem que vai fazer vai influenciar diretamente nas outras etapas. É importante saber que se pode fazer uma viagem convencional, em que vai usar os recursos tradicionais do viajante, como hotéis agendados, locação de veículos, acomodações, guia, ou a viagem por mochilão, dando espaço para acampamento, dividindo hostels com outras pessoas, em dependências mais simples.

Quem viaja de mochilão está sempre com a bagagem nas costas e tende a migrar mais facilmente de um ponto a outro. Pela flexibilidade que o mochilão oferece, muitos viajantes que preferem esse estilo de viagem acabam conhecendo cidades fora do roteiro turístico que tornam a eurotrip ainda mais prazerosa.

  • Agência com Selo Belta

Quando uma pessoa viaja com programas de intercâmbio de agências que possuem o Selo Belta, ela sabe que aquela empresa é idônea e possui qualidade na prestação do serviço. Além disso, a Belta possui associados colaboradores nos países mais escolhidos como destino de viagem, o que ratifica a atenção em fazer do intercâmbio a melhor experiência que uma pessoa pode ter.

Para a Belta (Associação de Agências de Intercâmbio no Brasil), o crescente desejo dos jovens de ter uma experiência em outro país fez com que as agências passassem por critérios mais rigorosos para conquistarem o Selo Belta. Para que o tão sonhado intercâmbio não se torne uma frustração, a associação qualifica as agências com idoneidade e comprometimento, checando sua “saúde financeira” periodicamente.

  • Fazer roteiro

Montar o roteiro faz parte do planejamento que é fundamental e necessário para realizar um programa de intercâmbio. Pesquise geograficamente e monte um roteiro que possibilite fazer deslocamentos práticos, sem perder muito tempo dentro de um avião, trem ou ônibus.

Faça pesquisa de lugares mais baratos, cidades vizinhas e entenda que quanto mais tempo disponível você tiver, mais fácil será planejar os passeios e experiências, distribuindo os dias para visitar cada país sem tanta pressa e o risco de não ter disponibilidade para algumas visitações restritas.

  • Separar a documentação

Além da data do passaporte, alguns países exigem que tenha validade superior a seis meses até o final da viagem. Incluindo ele, atente-se aos vistos e outros comprovantes, como o de reservas de hotel, comprovante de matrícula em alguma Instituição de Ensino, para quem vai fazer intercâmbio, e a carteira de vacinação em dia com exigências dos países também é muito fundamental.

Também vale imprimir seus comprovantes de passeios já adquiridos. Muitos hotéis têm atendimento 100% digital, mas em cidades menores e até mesmo em alguns passeios, a forma de controle de entrada ainda é básica pelo impresso.

  • Controle de gastos

Depois de elaborado o roteiro, pesquise os destinos e os valores médios cobrados em cada local, considerando a faixa da moeda correspondente. Sempre busque analisar a longo prazo e tente estipular uma média de gastos diários para que não fique sem dinheiro no final da viagem.

Algumas despesas podem ser adiantadas ainda no Brasil, como é o caso da reserva de uma acomodação por temporada. Aplicativos como o AirBnB permitem que o viajante negocie diretamente com o proprietário do imóvel, e uma transferência internacional pode selar o contrato de aluguel temporário. Esteja atento aos possíveis gastos e, se conseguir, garanta uma reserva de emergência.

Para que a sua viagem tenha a garantia de qualidade e segurança, planeje o seu pacote de intercâmbio com agências com Selo Belta. Saiba mais, aqui!

Sobre a Belta

Criada há 30 anos, a Belta — Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio — tem como objetivo promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 35 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, -universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no Exterior. A Belta tem alguns prêmios acumulados, ao longo desses anos, entre eles: o prêmio internacional STM Awards, que é considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude-nos a manter nosso conteúdo gratuito

O dinheiro que recebemos quando mostramos anúncios nos ajuda a produzir conteúdo e levar informação confiável para você