Está chegando a hora da São Silvestre! Confira dicas para evitar lesões e completar a prova

Última atualização: 5:55 PM

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Faltam poucos dias para a mais tradicional corrida de rua da América Latina. Em 2019, a São Silvestre chega a sua 95ª edição e encerra o calendário do atletismo no Brasil com uma grande festa na capital paulista, reunindo mais de 35 mil atletas profissionais e amadores, em seus 15 km de percurso.

O calor do verão e a subida da Avenida Brigadeiro Luís Antônio podem assustar quem já se inscreveu, mas há outros detalhes que requerem atenção, principalmente, para os iniciantes na prova, conforme explica o ortopedista Emerson Garms, coordenador do Centro de Ortopedia Especializado do Hospital Santa Catarina, e especialista em Traumatologia do Esporte.

“A preparação ideal exige pelo menos três meses, com orientações médica e nutricional, acompanhamento de educador físico e treinos regulares”. E para evitar lesões de última hora, ele indica: “nada de corridas longas, faça alongamento, durma e se alimente bem”.

Durante a prova, roupas e calçados com amortecimento, próprios para o pedestrianismo, leves e arejados, são fundamentais para enfrentar as ruas e ladeiras de São Paulo. Os corredores também não podem esquecer de ingerir líquidos. “A hidratação é primordial. Outra dica é correr no ritmo que treinou. Se não estiver preparado ou se ficar cansando demais, caminhe e aproveite a festa, sem se preocupar com o tempo”, explica Emerson.

Na São Silvestre, as lesões mais comuns são musculares, tendinopatias (tendões) e fraturas por estresse, com maior incidência nos quadris, coxas, joelhos e pernas. “Uma preparação inadequada é a principal causa para essas ocorrências, ainda mais em atletas amadores, pois é uma prova difícil e longa”, concluiu o especialista.

Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina, que completou 113 anos de fundação em 2019, prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, uma rede social que atua nos eixos da saúde, educação e assistência social, e congrega cerca de 14 mil colaboradores, distribuídos em diversas obras sociais e programas de apoio, em seis estados brasileiros.

Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 316 leitos, sendo 79 de UTI, distribuídos em cinco Unidades de Tratamento Intensivo (neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar), 17 salas de cirurgias e pronto atendimento 24 horas.

Expediente - Quem Somos - Nossa Marca - Política de Privacidade - Colabore - Publicidade - Fale Conosco - Widget - Doodles
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×