Bloco Casa Comigo Carnaval 2020

Um dos pioneiros do carnaval de rua de São Paulo, desfilando desde 2013, o BLoco Casa Comigo tem como madrinha a atriz Fernanda Paes Leme e se tornou um dos maiores protagonistas da folia paulistana.

Todo ano o Bloco Casa Comigo cria um novo tema para seu desfile, faz um vídeo-manifesto e compõe uma música de trabalho, e com essas iniciativas levanta bandeiras e luta pelos valores em que acredita. Neste ano não será diferente, para 2020 o bloco lança um desfile com manifesto à cultura num grito necessário e atual, com o tema ‘’As Artes Vão Rolar’’.  A ideia é celebrar, fomentar e carnavalizar toda forma de arte.  A iniciativa inclui fazer uma seleção de projetos artísticos que irão se apresentar durante o desfile do bloco. Para isso, foi lançado um edital que irá selecionar e financiar projetos de até R$ 5 mil. As inscrições já estão abertas e foram prorrogadas  até dia 26 de janeiro de 2020.

Neste ano, o Bloco Casa Comigo também vai às ruas com nova identidade visual. Criada em um momento em que o carnaval de rua ainda estava renascendo, tomando forma,  se fazia necessário tirar o “tradicionalismo” da comunicação do bloco e acompanhar as mudanças do mundo, em que o casamento mudou e a ‘’fantasia’’ do Casa Comigo precisava passar também ‘’visualmente’’ a ideia de que todos os amores são possíveis, que não há regras para o amor, que o casamento pode ser a união de tudo. O novo conceito visual do bloco deixa de lado a estética do carnaval de avenida e bebe na fonte dos movimentos urbanos de ocupação do espaço público, como o grafite, as festas de soundsystem, entre outras,  e traz elementos fortes  para celebrar a união, a empatia e a sonoridade que o Casa Comigo busca e apoia.

SOBRE O BLOCO CASA COMIGO 

O Bloco Casa Comigo foi fundado em 2013 por amigos de outros carnavais, músicos, designers, produtores culturais e publicitários, com a proposta de fazer uma folia genuína, aberta e democrática. O grupo compôs uma marchinha e foi para a rua no carnaval de 2013, sem cordas nem abadás, distribuindo amor e propondo uma nova relação dos cidadãos com o espaço público. O nome é uma brincadeira com vários fundos de verdade: é o bloco pedindo a cidade em casamento, é o casamento da folia com o amor, e também é um pedido de amor entre as pessoas, entre os foliões. O casamento deu certo, o número de convidados cresceu ano após ano e, em pouco tempo, o bloco tornou-se um dos grandes protagonistas da retomada do Carnaval da cidade, mudando da pacata Vila Beatriz, onde a maioria dos fundadores moram, para um palco bem maior, a Av. Faria Lima. E quanto mais gente o bloco recebia, mais potente ficava seu discurso. Todo ano o Casa Comigo cria um novo tema para seu desfile, faz um vídeo-manifesto e compõe uma música de trabalho. Por meio dessas iniciativas, o bloco levanta bandeiras e luta pelos valores em que acredita. Em 2017, foi para as ruas com o tema e com a marchinha “Amores Livres, Carnaval Livre”, celebrando a ideia de que todas as formas de amor são possíveis em um combate à homofobia e ao machismo. Em 2018, a temática foi “Hater Eu Te Amo” e a música composta foi um funk bem carnavalizado que criticava o discurso de ódio que assolava o país.

Para executar na rua e nas festas as músicas de composição própria e as outras que fazem parte do repertório, o Casa Comigo tem uma banda e uma bateria, que ensaia praticamente o ano todo em sua oficina. São cerca de 60 ritmistas tocando marchinhas, sambas, Jorge Ben, arranjos de música da Beyoncé, Jackson do Pandeiro, Steve Wonder, forró, Tim Maia, muito Caetano e até indie rock, como Dog Days Are Over, da Florence and The Machine, que leva a galera ao delírio ao encerrar os desfiles. O bloco também já compôs com alguns parceiros: em 2019, a faixa de trabalho foi composta com um grande ícone da música paulistana: os Demônios da Garoa. Exaltando o amor de São Paulo pelo carnaval, o grupo também participou do desfile do Casa Comigo. ‘’SP <3 Carnaval’’ foi o tema daquele desfile.  Bem ao espírito do tema de 2020, ‘’As Artes Vão Rolar’’, o bloco também mudará o local de seu cortejo. No próximo carnaval, irá desfilar no centro da cidade, passando em frente e celebrando famosos núcleos culturais de São Paulo, como a Biblioteca Mário de Andrade e o Teatro Municipal.

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude-nos a manter nosso conteúdo gratuito

O dinheiro que recebemos quando mostramos anúncios nos ajuda a produzir conteúdo e levar informação confiável para você