Ataques de ransomware relatados duplicam à medida que as táticas de IA se tornam mais comuns

O novo estudo conduzido pela Barracuda Networks analisou 175 ataques de ransomware relatados publicamente que ocorreram entre agosto de 2022 e julho de 2023. O estudo mostra como os cibercriminosos estão usando cada vez mais IA generativa para atacar com mais rapidez e precisão.

– Avanços recentes em IA generativa ajudarão as gangues de ransomware a aumentar a velocidade de ataque com armas cibernéticas mais eficazes. Portanto, é importante que as organizações tenham ferramentas para detectar e prevenir ataques, mas também ser resilientes e preparadas para se recuperar de um ataque, diz Fleming Shi, CTO da Barracuda.

O setor financeiro contra a maré
Embora os ataques de ransomware bem-sucedidos contra empresas de infraestrutura sejam menores em termos de volume (em comparação com municípios, educação e saúde), esse setor também viu uma duplicação de ataques no ano passado. As atividades relacionadas a finanças se destacam de tal forma que é o setor que tem visto uma redução na proporção de ataques relatados.

– Os municípios e o setor educacional são alvos agradecidos, pois geralmente têm recursos limitados para se proteger. Ao mesmo tempo, ataques bem-sucedidos contra serviços de saúde e infraestrutura são particularmente graves, pois podem ter um impacto rápido e potencialmente sério na saúde humana. Os cibercriminosos tentam explorar isso a seu favor e aumentar a probabilidade de serem pagos. Que o número de ataques contra o setor financeiro tenha diminuído é gratificante e pode ser devido ao fato de que essas empresas geralmente têm bons recursos e se tornaram melhores em se proteger, diz Peter Graymon, responsável pela Barracuda Networks nos países nórdicos.

Leia mais sobre o estudo aqui»

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude-nos a manter nosso conteúdo gratuito

O dinheiro que recebemos quando mostramos anúncios nos ajuda a produzir conteúdo e levar informação confiável para você