A Airbus assinou um contrato com o Ministério da Defesa belga para fornecer serviços de comunicações táticas por satélite por um período de 15 anos. As Forças Armadas utilizarão canais de comunicações militares Airbus UHF (Ultra High Frequency) hospedadas a bordo de um satélite comercial de telecomunicações fabricado pela Airbus. “Com esta nova carga útil UHF, a Airbus poderá oferecer um novo serviço de comunicações UHF, com lançamento previsto para 2024, para as forças armadas, particularmente as de países europeus e aliados da OTAN”, disse Eric Even, chefe de Marketing e Vendas, Connected Inteligência, na Airbus Defence and Space.
Como a banda de frequência UHF é um recurso orbital relativamente escasso, esta oferta compensará a escassez de capacidade em todo o mundo. A Airbus já assinou vários pedidos firmes para essa capacidade, bem antes do lançamento programado do satélite. A carga UHF será operada a partir do Centro de Operações de Rede da Airbus em Toulouse. Seus 18 canais UHF permitirão até 200 comunicações simultâneas na Europa, Oriente Médio, África, grande parte da Ásia, bem como no Oceano Atlântico (até o leste do Brasil) e no Oceano Índico (até o oeste da Austrália). Satcoms militares UHF são usados pelas forças armadas para operações em terra, no mar e no ar. Eles têm um alto nível de interoperabilidade e, portanto, são muito úteis para operações multinacionais e de coalizão.
A banda UHF é muito flexível e oferece um meio de comunicação leve, robusto e altamente seguro. Uma extensa gama de terminais para uso em terra, no mar e no ar está disponível para atender às necessidades das diversas forças armadas. A Airbus tem experiência única na operação de serviços UHF milsatcom. Essa nova carga útil aumentará seu portfólio durante toda a vida útil do satélite. A Airbus é a única operadora privada de satcom das forças armadas a cobrir todo o espectro de bandas de frequência e aplicações militares (UHF, X, Ka Mil) e comerciais (L, C/Ku, Ka). @AirbusDefence @AirbusSpace
Fonte Airbus