A musicalidade colorida de Alceu Valença está em show acústico na #ViradaSP Online

Foto: Leo Aversa – Crédito obrigatório.
Vinte e duas atrações estão na agenda da #ViradaSP Online deste sábado, 6 de novembro, a partir do meio-dia. O destaque é o show de Alceu Valença em apresentação única para o evento. Diferentes estilos musicais, teatro, dança, performances, curiosidades locais e turísticas de São Luiz de Paraitinga fazem parte da programação. A #ViradaSP Online 2021, é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com gestão e produção da Amigos da Arte. A transmissão ocorre, gratuitamente, durante 12 horas ininterruptas, tanto pela plataforma #CulturaEmCasa como pelo seu aplicativo, disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android. (Confira programação abaixo) .

Alceu Valença apresenta o melhor de seu repertório em versões de voz e violão. O espetáculo, gravado no Teatro Sérgio Cardoso, é inspirado na série de álbuns acústicos lançados pelo cantor ao longo de 2021. No palco, o artista confere novos timbres a sucessos como Belle de Jour, Anunciação, Tropicana, Táxi Lunar e Coração Bobo. Recria joias diversas de seu repertório – Marim dos Caetés, Ladeiras e Papagaio do Futuro. No repertório também estão músicas inéditas de sua autoria: Era Verão, Saudade, Sem Pensar no Amanhã. Assim como nos álbuns, o show traça o que Alceu chama de “roteiro cinematográfico”, onde o artista trafega pelo solo sempre fértil de suas criações. Como não há vírus capaz de deter a poesia, as canções se entrelaçam numa viagem conceitual e geográfica através da música e da identidade de Alceu Valença.

O cantor Jota.pê também faz show especial com suas canções, influenciadas em vertentes que vão de Jorge Ben a Caetano Veloso, passando pelo manguebeat de Chico Science. No set list, estão composições como Preta Rainha, Uns Cafuné a Domicílio e Conte Comigo. Também gravado no Teatro Sérgio Cardoso, os shows Tudo comandado pelo apresentadores Ellen Oléria e Luiz Ramalho.

Na programação também estão intervenções artísticas do município de São Luiz do Paraitinga. Serão transmitidos conteúdos de destaque do cenário cultural da região como: Mestre Lumumba e banda com a apresentação Canções Congadeiras; o show do cantor Camilo Frade; da banda Sianinhas, composta por mulheres que celebram músicas carnavalescas; do grupo Céu de Lamparina, com canções do tradicional Festival de Música Junina; as marchinhas de São Luiz do Paraitinga do 36º Festival de Marchinhas, e a big band Grande Banda do Sertão .

A Amigos da Arte também produziu o Rolando Prosa – quadro especial, estrelado pelo contador de histórias e cancioneiro Rolando Boldrin, recheado de conteúdos especiais envolvendo a cultura popular da cidade. Histórias, canções e causos permeiam o programa que integrará todas as edições do evento.

“A Virada SP é uma iniciativa de ampliação do acesso à cultura e de formação de público que valoriza a diversidade e a qualidade”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. “O objetivo é ressaltar o papel estratégico das expressões artísticas para a promoção do desenvolvimento humano e econômico de todas as regiões do Estado.”

“Importante destacar que a excelência cultural do evento é moldada e protagonizada por artistas locais e pelo fundamental incentivo promovido pelas gestões municipais. Com a transmissão online, totalmente gratuita, via plataforma de streaming e pelo aplicativo #CulturaEmCasa, amplia-se a difusão desta riqueza artística das cidades paulistas para o restante do país”, ressalta Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

“São Luiz do Paraitinga é uma estância turística que tem na cultura material e imaterial seus maiores atrativos. Participar #ViradaSP Online é uma excelente oportunidade de dar maior visibilidade à produção cultural local, mostrar alguns locais bem especiais da cidade, o patrimônio arquitetônico, as belezas naturais e o carisma do povo luizense”, afirma a diretora de Turismo e Cultura de São Luiz do Paraitinga, Luciana Machado.

Serviço: #ViradaSP Online – São Luiz do Paraitinga

12h Início da transmissão

12h10 Paranga

13h30 Céu de Lamparina

14h30 Grande Banda do Sertão

15h Jota.Pê

16h20 Mestre Lumumba e Banda

17h20 Alceu Valença

18h40 36º Festival de Marchinhas

19h10 Camilo Frade

20h Erik Escobar

21h10 Rolando Prosa, com Rolando Boldrin

21h20 Estrambelhados

22h20 Sopro Caipira

23h30 Sianinhas
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Ajude-nos a manter nosso conteúdo gratuito

O dinheiro que recebemos quando mostramos anúncios nos ajuda a produzir conteúdo e levar informação confiável para você